domingo, 31 de agosto de 2008

A Fisioterapia


Fisioterapia é uma atividade profissional regulamentada da Área da Saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. Capacitada a emitir ou prescrever diagnóstico, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, dentro de sua tipicidade assistencial.
É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, asilos, escolas, academias, hospitais e empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, tanto por serviços públicos como privados.
Esta tipicidade assistencial atua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções.
Além disto, a complexidade da profissão reside na necessidade do entendimento global do ser humano através da Fisiologia, Anatomia, propedêutica e semiologia funcional do corpo humano, baseado na Biofísica, Bioquímica, Cinesiologia, Biomecânica. O fisioterapeuta pode avaliar e a partir daí formular um diagnóstico fisioterapêutico de acordo com seu dever profissional.
A atenção fisioterapêutica propicia o desenvolvimento de ações preventivas primárias, secundárias e terciárias. Mesmo antes da doença atingir o horizonte clínico, ou seja, de exibir sinais e sintomas, podem ser desenvolvidas intervenções preventivas.
Em indivíduos sob atenção do Fisioterapeuta para recuperação funcional de lesões e/ou disfunções, ações preventivas mais complexas podem ser desenvolvidas. No âmbito da saúde comunitária, podem ser desenvolvidas ações preventivas visando a minimização de disfunções decorrentes de doenças crônico-degenerativas, prevenção de condições biomecanicamente desfavoráveis, escola de postura, dentre outras ações. É crescente a solicitação da sociedade para que o Estado disponibilize com maior efetividade a atenção fisioterapêutica.
Para propiciar ações preventivas ou de reabilitação, o fisioterapeuta conta com alguns recursos terapêuticos como: Cinesioterapia- terapia por movimentos; Eletrotermofototerapia- procedimentos geradores de sinais elétricos; Mecanoterapia- procedimentos com aparelhos mecânicos; Hidroterapia- Cinesioterapia realizada na água; Recursos Manipulativos- abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares; entre outros.

Nenhum comentário: