domingo, 31 de agosto de 2008

Áreas de Atuação



O fisioterapeuta atua em todas as situações onde haja necessidade de prevenir e recuperar definições do corpo, avaliando, preservando e executando as técnicas fisioterápicas. Tem grande participação nas definições respiratórias, posturais, ortopédicas, desportivas, neurológicas, reumatológicas, sistema cardiovascular e muitas outras. Pois é a ciência da saúde voltada ao estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios cinéticos funcionais de órgãos e sistemas do corpo humano.
A Fisioterapia foi regulamentada no dia 13 de outubro de 1969, para assumir plenamente a formação superior decidindo sobre o conteúdo técnico e científico de seus trabalhos, exercendo atividades complexas, cabendo como atos, dentre outros, a avaliação do paciente, o planejamento e o estabelecimento das etapas do tratamento, prescrevendo as condutas terapêuticas, selecionando e quantificando os recursos, métodos e técnicas apropriadas a cada caso, tratando e reavaliando periodicamente o paciente, durante todo o processo, até a sua alta. Poderão ainda dirigir serviços em órgãos e estabelecimentos públicos ou particulares ou assessorá-los tecnicamente, exercer o magistério nas disciplinas de formação básica ou profissional, de nível superior ou médio, supervisionar profissionais e alunos em trabalhos teóricos e práticos, atuar direta ou indiretamente nos estabelecimentos hospitalares, nas clínicas, ambulatórios, creches, asilos ou exercícios de cargo, função ou emprego de assessoramento, chefia ou direção.
As áreas de atuação da Fisioterapia vão ser descritas a seguir uma por uma, com os objetivos, deveres e direitos tanto do fisioterapeuta quanto do paciente/ da população.
Fisioterapia Ortopédica- visa tratar disfunções osteomioarticulares e tendíneas resultantes de traumas e suas conseqüências imediatas e tardias, lesões por esforços repetitivos, patologias ortopédicas. São utilizados recursos eletrotermofototerápicos, terapia manual e cinesioterapia na reabilitação dos pacientes. Geralmente os pacientes ortopédicos são encaminhados a Fisioterapia por médicos e o fisioterapeuta dá seu diagnóstico e traças suas metas de reabilitação.
Fisioterapia Desportiva- trata-se da reabilitação de atletas amadores e profissionais buscando restaurar lesões músculo-esqueléticas, atuar na reabilitação pós-cirurgica, e colocá-lo de volta à prática esportiva o mais rápido possível sem riscos de haver recidiva da lesão. Em qualquer lesão ocorrem efeitos fisiológicos específicos em resposta ao traumatismo. Cabe ao fisioterapeuta reduzir a gravidade desses efeitos e otimizar o tempo de cicatrização.
Fisioterapia Neurológica- visa o estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam as funções neuromotoras. A Fisioterapia Neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. A terapêutica em fisioterapia neurológica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências motrizes e aperfeiçoar padrões motores, com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
Fisioterapia Aplicada à Sáude da Criança- trata as crianças que passaram por alguma lesão musculo-esquelética ou tem alguma disfunção neurológica, o fisioterapeuta age também na prevenção de distúrbios musculo-esqueléticos tardios.
Fisioterapia Aplicada à Saúde do Idoso- trata, previne e estuda, a partir das alterações fisiológicas do envelhecimento de disfunções neurólogicas, ortopédicas, posturais, etc. Também tem como objetivo devolver ao idoso independência, autonomia e função, dando assim uma melhor qualidade de vida.
Fisioterapia Respiratória- pode definir-se como a intervenção no âmbito da fisioterapia, que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento, não-invasivas, que têm como objectivo a optimização do transporte de oxigênio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções a esse nível, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos utentes. A Intervenção do Fisioterapeuta em utentes com disfunção cárdio-respiratória ou em risco de as desenvolver, baseia-se no seu exame,tratamento e avaliação dos resultados.
Fisioterapia Aplicada à Saúde do Trabalhador- atua em empresas e/ou organizações detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a redução dos índices de doenças ocupacionais. Também conhecida em associação com ergonomia.
Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher- administra procedimentos próprios que visam a conscientização corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos na incontinência urinária e fecal masculina e feminina, no Vaginismo, na Endometriose, na Tensão pré-menstrual, na Dismenorréia, na Dor Pélvica Crônica, entre outros. A atuação fisioterapêutica é muito importante no período gestacional, a fim de tratar as alterações posturais e algias decorrentes da gestação, a minimização do edema gestacional com auxílio da Drenagem Linfática manual e, ainda, a preparação da gestante para o período pós-parto, com exercícios de fortalecimento de períneo e músculos abdominais. Todo o cuidado durante a gestação vai ajudar na recuperação da puérpera.
Fisioterapia Cardiológica- assim como nas demais áreas, a Fisioterapia Cardiológica trata, reabilita e previne disfunções cardiológicas, a partir de uma anamnese detalhada, de exame físico e um bom diagnóstico fisioterapêutico, dano ao paciente melhor condicionamento cardio-respiratório.
Fisioterapia Dermato-funcional- atua nesta área prevenindo o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e para facilitar o pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Atua ainda, na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo e queimaduras.
Fisioterapia Preventiva na Comunidade- a atuação fisioterápica em centros de saúde de localização afastada é de vital importância, beneficiando a população mais carente que necessita dos serviços de fisioterapia, mas que a eles não têm acesso. Há necessidade de trabalho na periferia onde a localização, a situação financeira, as condições de saúde impedem a população de procurar a assistência médica nos grandes centros urbanos. Nós fisioterapeutas devemos procurar, explorar e conquistar esse novo campo de trabalho de forma oficial, atuando na orientação familiar, no sentido de prevenir a aquisição de patologias nas quais atuamos principalmente nas alterações posturais. A detecção preventiva e/ou precoce da patologia nos permite atuar logo no seu início, obtendo-se resultados mais satisfatórios para o paciente.
Fisioterapia na UTI- o mais importante no tratamento é a prevenção das complicações gerais e locais, porque assegurarão ao paciente um melhor aproveitamento das suas capacidades, tendo em vista a reintegração física e psicológica, as quais são principais objetivos de um programa integral de reabilitação. Quando não atua-se na fase aguda, acarreta para o paciente complicações de maior gravidade, como escaras de decúbito, infecções, cálculo urinário, retrações músculo-tendinosas, atrofias por desuso generalizadas, deformidades etc. Deve-se controlar a manutenção das medidas de ordem profilática, as quais deverão constar desde a primeira hora de forma intensiva durante as 24 horas até a evolução do paciente e a alta.
Pilates- trata-se de uma técnica de treinamento físico e mental que pode ser usado na prevenção, na reabilitação e no condicionamento físico. Com o objetivo de dá ao paciente um maior conhecimenos sobre seu corpo. O uso do Pilates para reabilitar tanto dançarinos como atletas, fez com que o método se incorporasse às atividades de condicionamento, às ligadas à medicina social e à prevenção de desordens músculo-esqueléticas. Sendo totalmente adaptado à fisioterapia, o método começou a ganhar popularidade entre os fisioterapeutas, e passou a ser usado em várias áreas: ortopedia, geriatria, neurologia, ginecologia e obstetrícia.
Reeducação Postural Global (RPG)- é um método francês de tratamento fisioterapêutico das desarmonias do corpo humano, com uma abordagem corretivo-preventiva, fundamentado na biomecânica moderna e neurofisiologia. Leva em consideração as necessidades de cada pessoa, já que todo organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.
Home care-
uma modalidade de atenção à Saúde que consiste em realizar o tratamento fisioterápico em domicilio. É uma opção segura e eficaz oferecida aos pacientes com problemas de locomoção.



Nenhum comentário: